Pesquisar este blog

Meus Vídeos...

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A Luta pela Recordação...


Os meus pensamentos foram-se afastando de mim,

mas, chegado a um caminho acolhedor, repilo os

tumultuosos pesares e detenho-me, de olhos fechados,

enervado num aroma de afastamento que eu próprio fui

conservando, na minha pequena luta contra a vida.

Só vivi ontem.

Ele tem agora essa nudez à espera do que deseja,

selo provisório que nos vai envelhecendo sem amor.


Ontem é uma árvore de longas ramagens, e estou

estendido à sua sombra, recordando.

De súbito, contemplo, surpreendido, longas caravanas

de caminhantes que, chegados como eu a este caminho,

com os olhos adormecidos na recordação, entoam

canções e recordam.

E algo me diz que mudaram para se deter, que falaram

para se calar, que abriram os olhos atónitos ante a festa

das estrelas para os fechar e recordar...

Estendido neste novo caminho, com os olhos ávidos

florescidos de afastamento, procuro em vão interceptar

o rio do tempo que tremula sobre as minhas atitudes.

Mas a água que consigo recolher fica aprisionada

nos tanques ocultos do meu coração em que amanhã

terão de se submergir as minhas velhas mãos solitárias...
.
.
.
.
Pablo Neruda, in "Nasci para Nascer"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário