Pesquisar este blog

Meus Vídeos...

domingo, 16 de setembro de 2012

Sonata do amor perdido...


Lamento nº 1


Onde estão os teus olhos – onde estão? – Oh – milagre de amor que escorres dos meus olhos!

Na água iluminada dos rios da lua eu os vi descendo e passando e fugindo

Iam como as estrelas da manhã. Vem, eu quero os teus olhos, meu amor!

A vida... sombras que vão e sombras que vêm vindo

O tempo... sombras de perto e sombras na distância – vem, o tempo quer a vida!

Onde ocultar minha dor se os teus olhos estão dormindo?


Onde está tua face? Eu a senti pousada sobre a aurora

Teu brando cortinado ao vento leve era como asas fremindo

Teu sopro tênue era como um pedido de silêncio – oh, a tua face iluminada!

Em mim, mãos se amargurando, olhos no céu olhando, ouvidos no ar ouvindo

Na minha face o orvalho da madrugada atroz, na minha boca o orvalho do teu nome!

Vem... Os velhos lírios estão fanando, os lírios novos estão florindo...


Intermédio


Sob o céu de maio as flores têm sede da luz das estrelas

Os róseos gineceus se abrem na sombra para a fecundação maravilhosa...

Lua, ó branca Safo, estanca o perfume dos corpos desfolhados na alvorada

Para que surja a ausente e sinta a música escorrendo do ar!

Vento, ó branco eunuco, traz o pólen sagrado do amor das virgens

Para que acorde a adormecida e ouça a minha voz...


Lamento nº 2


Teu corpo sobre a úmida relva de esmeralda, junto às acácias amarelas

Estavas triste e ausente – mas dos teus seios ia o sol se levantando

Oh, os teus seios desabrochados e palpitantes como pássaros amorosos

E a tua garganta agoniada e teu olhar nas lágrimas boiando!

Oh, a pureza que se abraçou às tuas formas como um anjo

E sobre os teus lábios e sobre os teus olhos está cantando!

Tu não virás jamais! Teus braços como asas frágeis roçaram o espaço sossegado

Na poeira de ouro teus dedos se agitam, fremindo, correndo, dançando...

Vais... teus cabelos desvencilhados rolam em onda sobre a tua nudez perfeita

E toda te incendeias no facho da alma que está queimando...

Oh, beijemos a terra e sigamos a estrela que vai do fogo nascer no céu parado

É a Música, é a música que vibra e está chamando!...
.
.
.
Vinicius de Moraes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário