Pesquisar este blog

Meus Vídeos...

sábado, 28 de janeiro de 2012

As sete leis da sabedoria - Parte 7...A Lei do Gênero...

Sétima Lei Hermética, a Lei do Gênero.

Diz o Caibalion: O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino; o gênero se manifesta em todos os planos da criação.


Este princípio lembra e complementa a Lei da Polaridade, Quarta Lei Hermética. Ele nos explica que tudo o que é manifestado na natureza está sujeito ao gênero, no seu sentido hermético. A palavra Gênero é derivada da raiz latina generare que significa gerar, procriar, produzir. Assim podemos compreender que, se esta Lei nos explica algo sobre o sexo, ela nos explica também toda a vida orgânica do jeito que a conhecemos, mas também nos explica toda a manifestação criativa, ou seja, relativa à criação. A base da matéria, como a ciência a conhece, também está sujeita a este princípio hermético: ao estudarmos as combinações entre os corpúsculos, íons e elétrons, compreendemos que para que uns girem em torno dos outros eles precisam ser de alguma forma de dois gêneros: alguns negativos e outros positivos. Assim, o pólo negativo é identificado com o feminino e o positivo é identificado com o masculino. O primeiro atrai e o segundo repele. É assim com os pólos terrestres.


Os termos positivos e negativos não podem ser entendidos de maneira errada: numa bateria elétrica o pólo negativo é aquele que na realidade gera e produz as novas formas de energia. É importante salientar que não devemos a princípio considerar que o negativo tenha um sentido pejorativo. Os termos positivo e negativo nada têm de bom ou de ruim, pois sua manifestação é de igual necessidade para a criação. Por essa razão os cientistas usam a palavra catódico, para que não aja um subentendido de valor negativo nesta ação de gerar. O pólo catódico ou negativo é o Princípio Materno dos fenômenos elétricos e das formas sutis da matéria, assim como o pólo negativo do sexo, o feminino, é o princípio gerador da forma. O pólo negativo possui o impulso natural de buscar a união com o pólo positivo para poder criar novas formas. Nenhum dos dois pólos é capaz de criar sem o outro. É de suas uniões e combinações que se manifestam os diversos fenômenos da luz, do calor, da eletricidade, do magnetismo, da atração e repulsão, da afinidade ou inversão química, e outros fenômenos semelhantes. Esta é a Lei. E ela pode e deve ser aplicada ao sexo, ao gênero humano, mas não somente a ele.


O Gênero está em ação constante e se manifesta através da matéria inorgânica e através da matéria orgânica. Através da Teoria Elétrica do Universo explicamos como as partículas se atraem e repelem constantemente criando novos fenômenos da eletricidade. Da mesma forma que os princípios de atração e repulsão não existem por si só, mas somente um em relação ao outro, podemos concluir que o amor e o ódio também não podem existir um sem o outro. Várias são as formas de manifestação dessas energias, mas elas são sempre duplas e complementares.


Vamos examinar como esta Lei Hermética funciona no Plano Mental. A antiga filosofia hermética conhecia os fenômenos da mente dual. No princípio masculino da mente temos a mente consciente, a mente voluntária, a mente ativa, ou seja, todas as manifestações mentais relacionadas com o lado Yin da nossa atividade mental. No princípio feminino temos a mente subjetiva, a mente subconsciente, a mente involuntária, a mente passiva, etc., ou seja, todas as manifestações relacionadas com o lado Yang de nossa atividade mental.


Se considerarmos este princípio no plano mental, podemos deduzir que os pensamentos também podem ser negativos ou positivos: sabemos que o cérebro possui dois lados, um mais positivo e ativo e outro mais feminino e receptivo, e por esta razão precisamos mudar a polaridade de nossos pensamentos para atrair as coisas que precisamos. Na realidade, vocês podem observar que a lei do gênero faz com que o gênero feminino atraia o masculino, mas todos nós sabemos que não existe feminino absoluto ou masculino absoluto. Dentro do feminino (Yin) existe uma pequena parcela de masculino (Yang) e vice-versa. Assim, aquela pequena parcela de masculino contida no feminino irá atrair o masculino por similaridade, ao mesmo tempo em que o feminino irá atrair o feminino pela mesma razão. Em muitas manifestações orgânicas o masculino e o feminino existem, coabitam e se manifestam ao mesmo tempo. No estudo da Cabala consideramos que cada Sefira possui ambas as energias em manifestação, a negativa e a positiva, ou seja: uma sefira é negativa para a sefira superior (ou anterior) e positiva para a sefira inferior (ou posterior), permitindo a atração e o fluir da energia de uma para a outra. Sem este princípio não haveria manifestação em Malkuth, o Reino.


Vamos então considerar que no Plano Mental, (lembrem-se do Primeiro Princípio Hermético – link ao final) podemos usar sempre essas duas forças: isto é, podemos aplicar a Lei do Gênero para encontrar dentro de nós aquela parcela que está em menor quantidade, e através dela, atrair uma energia similar. Este princípio é muito aplicado nas cerimônias mágicas e cabalísticas para neutralizar as energias indesejadas e atrair as desejadas.


Vamos então começar a controlar nossos pensamentos, dirigindo-os conscientemente para as energias que desejamos atrair em nosso dia a dia. Por outro lado, controlemos também as palavras, que nada mais são que energia manifestada através do verbo e que exercem um poder de atração enorme através da Lei do Gênero...
.
.
.
Graziella Marracini...

Nenhum comentário:

Postar um comentário