Pesquisar este blog

Meus Vídeos...

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O empresário e o mendigo...



Todo dia um bem sucedido empresário ia para seu trabalho, vestido com terno e gravata e cabelo bem penteado.


Na porta do prédio onde trabalhava via sempre um velho mendigo implorando por esmolas.
Com roupas velhas e rasgadas, e uma expressão aflita no olhar, fazia com que todos que o vissem sentissem muita pena.

Um dia o jovem empresário aproximou-se do mendigo.
O humilde senhor sem olhar diretamente aos seus olhos pediu com voz rouca:

- Por favor, meu bom rapaz, você que tem tanto dinheiro...
Dê-me uma esmola, para que eu possa comprar comida.

O jovem estendeu sua mão dizendo:

- O que você tem a me dar, senhor?

O mendigo confuso respondeu:

- Tenho apenas fome, sequer comida para matá-la.

- Mas já conseguiu varias moedas hoje. Divida-as comigo!

O mendigo aborrecido falou:

- Você zomba de mim? Não tenho nada, e você tem tanto.
Passei horas aqui para ganhar algumas moedas, e você quer tirá-las de mim?

O jovem virando as costas resmungou:

- Se preferes, então fique com suas moedas.

No outro dia o culto empresário voltou ao mesmo local, olhou para o mendigo e fez a mesma pergunta:

- Bom dia senhor, o que tens para me dar?

O mendigo irritado tirou de sua bolsinha uma moeda de 10 centavos.

- Tome isso e suma daqui! Não me atormente mais!

O jovem pôs a moeda no bolso, e de outro bolso tirou uma nota de 1 real, alcançou ao mendigo e saiu em silêncio, seguindo para seu trabalho.

O mendigo ainda confuso estranhou a atitude do rapaz, mas não perguntou nada.

Após o trabalho, o rapaz voltou ao mendigo. Sorriu e disse:

- O que tens a me dar agora, meu senhor?

O velho ainda desconfiado pegou 50 centavos e alcançou ao jovem.

O rapaz deu-lhe 5 reais em troca e saiu.

No outro dia o mendigo, pensava na atitude do jovem empresário.
E quando o rapaz se aproximou o velho tirou todas as moedas da velha bolsinha e ficou segurando-as com firmeza.

- O que o senhor vai me dar hoje? – perguntou novamente o empresário.

- Aqui tem mais de R$ 10, meu bom rapaz!

O jovem pegou todas as moedas colocou no bolso e foi em direção ao prédio.

- Hei! Rapaz! Onde está indo?

- Para meu trabalho, senhor. – respondeu o jovem.

- Mas o que vai fazer com minhas moedas?

- Agora são minhas, você acabou de me dar elas!

- Mas eu as dei por que você me devolveria uma quantia dez vezes maior. – insistia o velho.

- Mas eu nunca disse que faria isso, meu senhor. – respondeu o rapaz.

- Mas você fez isso por duas vezes ontem.
Não acredito que me enganou só para tirar meu pouco dinheiro.
Você está roubando minhas moedas, das quais preciso para poder viver.

O rapaz deu um sorriso debochado dizendo:

- Se precisa das moedas, não deveria ter me dado!

O mendigo muito aborrecido tentou dar um tapa no rosto do jovem, que segurou seu punho dizendo:

- Meu senhor, com tantos anos de vida, deveria ter aprendido que para ganhar algo, precisamos antes doar também.
Mas esta doação tem de ser feita com o coração, sem desejar o retorno.
Quando somos ambiciosos a ponto de arriscar o que temos para ganhar algo maior, corremos o grande risco de perder tudo.

O jovem então tirou seu terno e a gravata e alcançou ao velho dizendo:

- Isto deve servir em você!
Vista, arrume-se e procure um emprego.
Deixe de viver do dinheiro dos outros e conquiste você mesmo o que precisas.



Espero que esta estória te ajude a parar e refletir no modo em que tenta conquistar seus objetivos na vida. Você é egoísta a ponto de não dividir suas poucas moedas por achar que precisa mais delas do que outras pessoas? Ou você as doa para quem vai te ofertar quantia maior?

Devemos usar mais o coração e menos a mente ao lidar com as pessoas.
Tire 5 minutos apenas para analisar como você costuma tratar os que te cercam.
.
.
.
Autor Beky...

Nenhum comentário:

Postar um comentário