Pesquisar este blog

Meus Vídeos...

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sobre a Amizade...

Amizade... segundo o dicionário Aurélio Século XXI é: Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual; Estima, simpatia ou camaradagem entre grupos ou entidades;. Entendimento, fraternidade;. Benevolência, bondade.




Reflitamos o que nos deixou inesquecível Martin Luther King sobre a amizade...



“ NOS APRENDEMOS A VOAR COMO PÁSSAROS, A NADAR COMO

PEIXES, MAS NÃO APRENDEMOS A CONVIVER COMO IRMÃOS”




A amizade e um tipo de união afetiva que se baseia na comunicação, no apoio mutuo, na compreensão, no carinho e na absoluta harmonia entre as pessoas,




Faremos uma pergunta intrigante: Existe amizade verdadeira em nossos dias?



É uma pergunta indubitavelmente muita difícil de ser respondida pelas bases frágeis em que se alicerçam muitas amizades.



Partimos do pressuposto que a amizade anima o psiquismo sendo bem conhecidos os seus benefícios quer para a saúde física assim como para a saúde mental, porque são ativadas áreas do cérebro e liberadas substancias hormonais que favorecem a alegria e o bem estar [1]. Nos faz crescer e amadurecer ajudando a forjar nossa personalidade e nossas relações com os que nos rodeiam.



Um profundo sentimento de amizade ativa áreas muito particulares, geralmente infra utilizadas no cérebro, que produzem uma mescla especial de substancias bioquímicas.



A colaboração, o intercâmbio, o reconhecimento do outro, diminuem a agressividade, a desconfiança ou a própria tensão O apoio emocional que participa de toda a amizade e alegria compartida ativam o sistema imunológico e por conseqüência a homeóstase, que é a tendência à estabilidade do meio interno do organismo.



Ter amigos nos serve de conforto pois que em caso de necessidade é o primeiro a nos dar ajuda e consolo daí o dístico de Cícero(106-43 a C) Da amizade ”Amicus certus in re incerta cernitur” isto é “o amigo certo se reconhece numa situação incerta”



Não devemos entender por amizade a posse, assim como o direito de exigir ou obrigar o amigo a atender os nossos caprichos porém, dar-lhe liberdade e apoio mutuo, em caso contrário não é verdadeira amizade mas sim uma mescla de dominação e possessão.



O amor verdadeiro é um sentimento liberto de todo e qualquer compromisso de ficar submisso ao outro. Todos necessitam dar e receber amor, é uma capacidade de índole superior da qual o ser humano está instintivamente dotado desde que é um animal social por excelência e que constitui uma necessidade, já que uma existência sem amor supõe um vazio numa parcela importante de nossa vida psíquica.



Ao longo da vida estabelecemos numerosas relações interpessoais com a reciprocidade de nossos afeto de una forma mais ou menos intensa, dependendo da afinidade que sentimos por essas pessoas, da intensidade e freqüência de relação e de reciprocidade afetiva que dividimos com eles



De forma mais o menos inconsciente, damos afeto a pessoa que nos é cara e é evidente que esta pessoa retribua com carinho estabelecendo-se um vínculo afetivo que é a amizade.



Infelizmente nem sempre isso ocorre porque junto com a “amizade” caminha a ingratidão e sem querer o que era rico em dádiva reciproca transforma-se em desafeto que causam muitas mágoas e decepções.



O significado da amizade e algo que se instala na infância e estas primeiras aquisições influem em seu desenvolvimento posterior.



Em principio a criança se relaciona basicamente com sua família mais íntima tais como pais, irmãos, avós e tios e quando inicia o processo escolar inicia o socialização estabelecendo laços afetivos fora do lar. Descobre outras crianças de sua faixa etária, com características, algumas iguais e outras diferentes às suas. Aprende a compartilhar, a confiar e preferir pessoas da mesma idade. Tal fato quando o psiquismo da pessoa está em consonância com a normalidade, pois que em casos patológicos pode ocorrer a escolha de pessoas mais velhas ou vice-versa.



Há um duplo vínculo de forma que a personalidade da criança influi claramente no desenvolvimento de suas amizade e estas, por sua vez, também o fazem calcado na sua personalidade.



Nesta esta etapa é fundamental a aprendizagem que se faz a partir dos pais, de seus amigos e da relação que têm com eles.



É mais fácil uma criança ter amigos numa família que valorizam e potencializam os laços de amizade sendo comum preferir a amizade das casas de amigos do que as da sua própria casa onde muitas vezes é preterida a um plano secundário



A amizade entre os casais normalmente os cônjuges é uma relação intima de dar e receber em outras palavras de cumplicidade.



Deve responder as necessidades humanas de segurança, e sentirem-se compreendidos e queridos.



Em suma a amizade é uma forma de enriquecimento pessoal que aprendemos a dar e receber amor, a ser mais generosos, não perdendo de vista que podemos aprender das experiências do outro, de seus conhecimentos e de suas vivências.



-PÍLULA DA FRATERNIDADE


Não critique com mordacidade os erros de seus amigos, mas: auxilie-os a não errarem novamente e a crescerem construtivamente na experiência e no conhecimento, e assim com certeza se plantará uma amizade duradoura



-[1] ...A serotonina influencia o humor e traços de personalidade como a depressão e hostilidade, e a sua falta também pode influenciar o risco de problemas cardíacos. Pesquisadores da Duke University Medical Center, nos EUA, observaram que nas pessoas com baixo nível de serotonina e sob estresse emocional, aumentou o nível de certas proteínas do sistema imunológico que contribuem com problemas cardíacos. Nas pessoas com nível normal ou alto de serotonina, sob as mesmas condições de estresse, não foi observado o aumento dessas proteínas.



Mais especificamente, o estudo mostra que nas pessoas com baixo nível de serotonina, o estresse emocional ativa a mesma resposta do sistema imunológico que outros fatores como colesterol alto e fumo.



Segundo o pesquisador Eduard Suarez, os resultados podem explicar o motivo de indivíduos deprimidos e hostis, normalmente com baixos níveis de serotonina, morrerem com maior freqüência devido a problemas cardíacos ou doenças que envolvam o aumento da resposta do sistema imunológico..
.
.
.
Psicólogo e Jornalista Profissional, é autor do título « O Amigo Psicólogo ® ». Presidente das Academia Brasileira de Psicologia e Academia Internacional de Psicologia, e um dos pioneiros da Psicologia no Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário