Nas histórias do Chapeuzinho Vermelho, Pedro e o Lobo ou Os três Porquinhos, o lobo é sempre apresentado como um animal cruel e selvagem, impiedoso, quase sempre estúpido, pelo que é o perdedor em todas elas. Pelo contrário, a raposa é sempre esperta! Na verdade, o lobo pode ser feroz, matando algumas vezes mais ovelhas ou veados do que os que é capaz de comer. Mas ele também é tão esperto como a raposa, provavelmente até mais. Vive em grupos ou alcateias, com estruturas hierárquicas e normas sociais definidas. Os lobos sabem fugir das armadilhas e são astuciosos ao caminhar pela neve, onde cada animal põe as suas patas exactamente sobre as pegadas do que vai à frente. Na caça colaboram entre si com estratégias que revelam a sua grande inteligência.
Porque sempre foi considerado como uma ameaça directa para o Homem o lobo foi tão caçado que está quase em extinção na Europa. Existe ainda em grande número na Escandinávia, Sibéria, Ásia e em alguns locais da América do Norte. Os lobos acasalam na Primavera e no Verão, e o casal permanece junto o resto da vida. Reúnem-se em bandos durante o Inverno, sobretudo para caçarem em grupo. O famoso uivo do lobo é o sinal para o bando se reunir. Quando a vítima, um veado ou um porco ou uma ovelha são descobertos, a caçada é comandada pelo chefe do bando. O lobo consegue comer 5 a 6 kg de carne por refeição.
Pertence à Ordem dos Carnívoros e à Família dos Canídeos. Tem cerca de 1,40 de comprimento mais à volta de 50 cm de cauda, uma altura de 90 cm e um peso que pode atingir os 40 kg. A cabeça é grande, as orelhas são pequenas, as mandíbulas longas e o rabo comprido e felpudo. A coloração do pelo vai de preto a quase branco. Uma alcateia geralmente tem cerca de 12 animais, incluindo pais, filhos e parentes adultos. O macho ajuda a cavar uma toca subterrânea e um túnel que leva até ela, sempre perto do topo de uma colina, com uma visão clara do campo em volta. É um animal veloz, chegando a atingir os 70 quilómetros por hora.
Entre Abril e Junho e dois meses depois do acasalamento nascem de 3 a 9 filhotes. Entre as 4 e as 6 semanas são desmamados, e os pais regurgitam comida para eles. Entretanto vão aprendendo a caçar, permanecendo a família junta até que cresçam. Os laços familiares nestes animais são bastante fortes, uma vez que a união do macho com a fêmea é para sempre. Se um dos pais morre, o sobrevivente acumula as tarefas.
O seu tempo de vida oscila entre os 16 e os 20 anos.
Na Península Hibérica os 1500 a 2000 exemplares ainda existentes encontram-se refugiados em zonas montanhosas e agrestes na metade ocidental.
Os lobos não são uma ameaça para os humanos, pelo contrário, o Homem é que é um perigo para o lobo. A história do lobo mau não é mais que um velho conto infantil, criado com o objectivo de fazer prevalecer essa ideia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário