Pesquisar este blog

Meus Vídeos...

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Canção do escritor de peças...


Eu sou o escritor de peças. Eu mostro

Aquilo que vi. Nos mercados dos homens

Eu vi como o homem é tratado. Isto

Eu mostro, eu, o escritor de peças.


Como entram uns nas casas dos outros, com planos

Ou com cassetetes ou com dinheiro

Como ficam nas ruas e esperam

Como preparam armadilhas uns para os outros

Cheios de esperança

Como marcam encontros

Como enforcam uns aos outros

Como se amam

Como defendem seus despojos

Como comem

Isto eu mostro.


As palavras que gritam uns aos outros, eu as registro.

O que a mãe diz ao filho

O que o empresário ordena ao empregado

O que a mulher responde ao marido

Todas as palavras corteses, as dominadoras

As suplicantes, as equívocas

As mentirosas, as inscientes

As belas, as ferinas

Todas eu registro.


Vejo tempestades de neve que se anunciam

Vejo terremotos que se aproximam

Vejo montanhas no meio do caminho

E vejo rios transbordando.

Mas as tempestades têm dinheiro na carteira

As montanhas desceram de automóveis

E os rios revoltos controlam policiais.

Isto eu revelo.


Para poder mostrar o que vejo

Leio as representações de outros povos e outras épocas.

Algumas peças adaptei, examinando

Com precisão e respectiva técnica, absorvendo

O que me convinha.

Estudei as representações das grandes figuras feudais

Pelos ingleses, ricos indivíduos

Aos quais o mundo servia para desenvolver a grandeza.

Estudei os espanhóis moralizadores

Os indianos, mestres das sensações belas

E os chineses, que retratam as famílias

E os destinos multicores encontrados nas cidades.


E tão rapidamente mudou em meu tempo

A aparência das casas e das cidades, que partir por dois anos

E retornar foi como uma viagem a outra cidade

E as pessoas em grande número mudaram a aparência

Em poucos anos. Eu vi

Trabalhadores adentrarem os portões da fábrica, e os portões eram altos

Mas ao saírem tinham de se curvar.

Então disse a mim mesmo:

Tudo se transforma e é próprio apenas de seu tempo...
.
.
.
Bertolt Brecht...

Nenhum comentário:

Postar um comentário